IPTU 2018 começa a ser entregue em março

2202

Quem não receber o carnê em casa, poderá pedir a segunda via no Ganha Tempo ou no site da prefeitura

Segundo a prefeitura de Barueri, em publicação oficial no site do município, a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), está prevista para a primeira semana de março.

O munícipe que não receber os respectivos talões em casa pelos Correios, poderá obter a segunda via no Setor Azul – Finanças do Ganha Tempo, que fica na av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro. Desde o dia 22/1, o setor atende 300 senhas por dia.

Também há a opção de acessar o boleto de IPTU online, no site da prefeitura, neste link, porém o serviço ainda não está disponível para o carnê de 2018. Pela internet, é necessário informar o número de inscrição cadastral do imóvel.

Conforme o decreto municipal de número 8.666, de 2017, o IPTU deste ano poderá ser pago em até quatro vezes. A primeira parcela tem vencimento para 29/3, a segunda para 30/4, a terceira para 30/5 e a quarta para 29/6. Os valores que não forem quitados no prazo, terão cobrança de juros com base na legislação vigente.

Em Barueri, o IPTU é isento para aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio previdenciário de amparo social, cuja renda mensal não seja superior a dois salários mínimos, proprietário de um único imóvel destinado exclusivamente à sua moradia e que não seja destinado a comércio, locação ou qualquer outra atividade remunerada.

A isenção está prevista na Lei número 1.452, de 2004, e pode ser solicitada no Ganha Tempo até o vencimento da última parcela, ou seja, dia 29/6.

O IPTU sofre reajuste anualmente, seguindo a Unidade Fiscal de Barueri (Ufib) que é atualizada pela inflação e aplicada em todos os tributos municipais. O valor da Ufib para 2018 é de R$ 34,54. O valor do IPTU também muda de acordo com o tamanho da área territorial construída e da localização do imóvel.