Integração dos cartões Benfácil não funciona há três dias

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Empresa prevê que o serviço seja totalmente normalizado até amanhã, 22/3. Reembolso deve ser feito no Terminal de Barueri

Por: Caroline Rossetti

Desde a manhã da última segunda-feira, 19/3, passageiros que utilizam os cartões da Benfácil para fazer integração nas linhas municipais têm enfrentado problemas com o serviço, como noticiado pelo Barueri na Rede (saiba mais).

Há três dias, os cartões Estudante, Especial, Cidadão e Empresa têm travado nas catracas dos ônibus no ponto da viagem em que o usuário troca de linha e tenta fazer a integração.

Leitores relataram ao BnR que foram até a empresa de transportes Benfica BBTT para conseguir o estorno do dinheiro que está no cartão e que não conseguiram realizar o procedimento. O reembolso deve ser solicitado no posto da Benfácil, que cuida dos cartões, no Terminal de Barueri.

Outra leitora do BnR expôs sua indignação com a situação. “Assim fica difícil, já é o terceiro dia que o cartão não passa; aí, temos que ficar pagando passagem à parte. Se o problema é na rede, então por que não arrumam? Ficam nos roubando na cara dura”, desabafou.

Na manhã de quarta-feira, 21/3, a Benfica divulgou, em sua página no Facebook, uma nota esclarecendo a situação e orientando os clientes sobre como realizar o reembolso, sem prejuízos.

Nota esclarece os transtornos que a falha no serviço tem causado
Nota esclarece os transtornos que a falha no serviço tem causado

Em conversa com o BnR na tarde de quarta-feira, 21/3, a gerente de produtos da Benfácil, Gil Aureliano, informou que a empresa está com duas equipes totalmente focadas para a resolução do problema, uma localizando onde foi a falha no sistema e outra dedicada a atender os usuários que estão solicitando o reembolso.

Questionada sobre quando o sistema será normalizado, a gerente afirmou que, no decorrer do período desta quarta-feira, o serviço deve começar a voltar aos poucos. “A previsão é que amanhã, 22/3, a integração com os cartões esteja funcionando cem por cento”, completou.

Foi informado, também, que a empresa está atendendo aos usuários que quiserem fazer o reembolso da integração não contemplada, ou seja, a segunda passagem que os cartões não estão passando e as pessoas estão tendo que pagar.

O reembolso deve ser solicitado no posto de venda do Terminal de Barueri – Praça São João Batista, nº 3 – de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas. Como também, pelo site da Benfácil (aqui) com o preenchimento dos dados no formulário de Ocorrência.

Os usuários que optarem pela solicitação online, devem comparecer no posto do Terminal, pois o reembolso só pode ser feito com o cartão em mãos, para o abatimento dos créditos.

Em contato com o Procon de Barueri, o órgão informou que não está cuidando do caso, uma vez que não se caracteriza como relação de consumo. A orientação para as pessoas que se sentiram lesadas com a situação é procurar o juizado de pequenas causas ou a ouvidoria da própria Benfácil pelo telefone (11) 4199-3500.

Tanto o Procon quanto a Benfácil relataram ao BnR que todos os casos de reembolso estão sendo realizados sem problemas.