HMB recebe novo aparelho de tomografia

649

Tomógrafo de última geração vem para substituir aparelho que estava em manutenção na unidade

Na sexta-feira, 22/12, antes do feriado de Natal, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) colocou em funcionamento o novo aparelho de tomografia computadorizada da unidade. O primeiro exame com o equipamento já foi realizado no mesmo dia, às 14 horas.

Exames de tomografia já estão sendo realizados na unidade./Fotos: Divulgação
Exames de tomografia já estão sendo realizados na unidade/Fotos: Divulgação

A administração municipal adquiriu o tomógrafo importado há alguns meses. No dia 11/12, o aparelho chegou ao HMB, quando foi instalado e passou por fase de testes, até poder ser utilizado por pacientes na semana passada.

Segundo a prefeitura, este é o primeiro tomógrafo com tecnologia de ponta, da categoria de 64 canais, que entra em funcionamento no município. Além disso, a prefeitura garante que o aparelho tem desempenho acima da média em questão de resolução e velocidade, o que representa mais precisão nos resultados e agilidade nos atendimentos do HMB.

Em agosto, com o caso do menino Anderson (leia matéria completa), e em outubro, com a denúncia de leitores com relação ao HMB (saiba mais), o Barueri na Rede relatou a falta do aparelho de tomografia em Barueri. Desde então, os pacientes que precisavam do exame eram transferidos para o Hospital Pirajussara, em Taboão da Serra. Na época, a administração municipal informou ao BnR que o equipamento estava em manutenção e que realizaria o conserto, não confirmando uma data.

O novo tomógrafo foi a segunda aquisição na área da saúde neste ano. Em setembro, o sistema digital de radiologia foi instalado no novo Pronto-Socorro do Parque Imperial, que teve um atraso de dois anos na entrega (leia a reportagem). A prefeitura promete implantar a mesma tecnologia nas outras unidades de saúde em 2018, junto com a inauguração de um Centro de Diagnósticos Municipal.