Hip hop faz show-protesto contra demolição da concha acústica

676

Ato vai reunir grupos, MCs e DJs na tarde de domingo na Boa Vista para preservar memória do local

O domingo será de música e protesto na Vila Boa Vista. A comunidade do hip hop está organizando o manifesto Concha Acústica Vive! e promete fazer um grande movimento contra a demolição de três equipamentos culturais do bairro. Confirmaram presença grupos, MCs e DJs de várias cidades que pretendem deixar também mensagens lembrando da importância do local para o movimento e para a cultura popular.

hiphop1

A decisão de realizar o ato nasceu da informação de que a prefeitura pretende demolir, além da concha acústica, também o ginásio Sérgio Honda e o Teatro Municipal para construir um complexo cultural. “A concha é muito importante na vida de muita gente”, explica Adriano Beat, um dos pioneiros em promover eventos no local, no final dos anos 1990. A demolição provocou indignação. “Alegam que está ocioso e por isso vão derrubar, mas está ocioso porque não deixam usar”, diz um DJ que não quer se identificar.

A partir de 1996, a concha acústica do Boa Vista tornou-se palco das principais manifestações do movimento hip hop. Muitos grupos fizeram ali suas primeiras apresentações, e o palco recebeu também grandes nomes, como Racionais, Thaíde e Dexter, RZO, Consciência Humana, Sistema Negro, RPW, Facção Central e Visão de Rua, entre outros. “Vinha gente de toda a região e até de longe para participar e acompanhar”, lembra Adriano.

hiphop2
Chamada para evento em 1997

O evento deste domingo vai reunir artistas atuais e também as primeiras gerações da concha, gente que se apresentou até 20 anos atrás. Está confirmada a presença de Função RHK e convidados. O evento é organizado pela entidade cultura Balança Barueri e vai das 15 às 20 horas na própria concha ou, se ela não for liberada, na rua ao lado.