GCM dispersa público e causa tumulto após Arraiá de Barueri

3928

Leitores do BnR contaram que viaturas afugentaram quem permaneceu na Praça dos Estudantes após o fim do show de domingo, 15/7

Viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) dispersaram o público que permaneceu na Praça dos Estudantes após o show da dupla sertaneja Matheus e Kauan, atração de domingo, 15/7, do Arraiá de Barueri.

GCM começou empurrando o público em direção ao centro a partir da área em frente à Câmara de Barueri/ Fotos: Leitores BnR

A apresentação ocorreu nas imediações do ginásio José Corrêa. O estacionamento do local, a avenida Guilherme Perereca Guglielmo e a Praça dos Esudantes ficou tomada por um multidão, que acompanhou o show, que teve início por volta das 18 horas. De acordo com leitores do Barueri na Rede, com o encerramento do evento, por volta de 21, parte do público foi embora, mas, outra parte ficou na região.

Cerco foi formado por carros e motos da guarda

Às 23 horas, em uma ação coordenada, um conjunto de viaturas da GCM foi na direção das pessoas que estavam na praça, que fica em frente a Câmara Municipal, com as sirenes ligadas. Houve algumas explosões e muitas pessoas, assustadas, saíram correndo. A ação seguiu na direção do centro, até que a via fosse liberada. Ao BnR, munícipes contaram que essa não é a primeira vez que uma atitude como esta é utilizada para dispersar shows no entorno do ginásio.

O BnR teve acesso a alguns vídeos, que também circularam nas redes sociais, onde é possível ver imagens com a ação da GCM.

Questionada, por meio da Secretaria de Comunicação, sobre a ação adotada pela Guarda; se o movimento de dispersão é o correto a se fazer; se durante o show as pessoas foram orientadas a liberar o local após o término; e se atitudes como esta serão tomadas nos próximos eventos, a prefeitura não se manifestou até o fechamento desta reportagem.