Eletropaulo troca poste ‘milenar’ do Engenho

271

 Depois de anos de espera e vários pedidos, moradores do bairro foram surpreendidos pela substituição, que só veio após cobrança

Poste tinha base corroída e inclinações lateral e frontal

Na tarde dessa quarta-feira, 28/9, uma equipe da AES Eletropaulo substituiu um poste de madeira em frente ao nº 475 da Rua Guarantam, no Engenho Novo. A operação iniciada por volta de 15h terminou no início da madrugada seguinte.

Trabalhos foram até início da madrugada. Foto: leitor

O poste, quase pré-histórico, era motivo de grande preocupação e preces dos moradores do local, principalmente pela proximidade com duas escolas do município, o ITB  Prof.ª Maria Sylvia Chaluppe Mello e a EMEF Armando Cavazza. Qualquer pessoa que passasse pela rua podia perceber suas inclinações frontal e lateral e deduzia o risco de que ele tombasse.

O Barueri na Rede foi alertado pelo leitor Felipe Almagro, cujos pais moram há mais de vinte anos na casa que abriga o poste na sua calçada. Depois de visitar o local na tarde do dia 28/9, terça-feira, o BnR enviou e-mail para a prefeitura e entrou no site da AES Eletropaulo para solicitar uma posição de ambas em relação ao problema. Isso na manhã de quarta-feira.

Segundo Claudio Almagro, pai de Felipe, a Eletropaulo já havia sido notificada três vezes nos últimos anos e havia enviado uma equipe para avaliar as condições do poste. “Numa das visitas, o engenheiro que realizou a vistorias disse que o poste estava condenado, mas nenhuma providência foi tomada”.

Enquanto esperava respostas, o BnR foi surpreendido com o informação, por alunos do ITB vizinho, de que a troca já estava sendo efetuada, na tarde da mesma quarta-feira

Em frente ao nº507 ainda restou outro poste de madeira
Em frente ao nº507 ainda restou um poste de madeira

De volta ao local, na tarde dessa quinta-feira, o BnR  verificou que o motivo da reclamação foi substituído, mas a 40 metros, em frente ao nº 507, um outro heroico poste de madeira sobrevive aos novos tempos. Inclinado.

Seguem as respostas recebidas após o início dos trabalhos.

Prefeitura: “A equipe da Secretaria de Obras esteve hoje em fiscalização no local, e já está cobrando da AES Eletropaulo a troca do poste.”

Eletropaulo: “A AES Eletropaulo informa que não há pedido de troca da estrutura registrado. Porém, uma equipe realizou inspeção na Rua Guarantan e vai trocar o poste ainda hoje (28). Para garantir a segurança da população e dos colaboradores da concessionária, a energia deste endereço será interrompida para o serviço ser executado.”

[sam_ad id=”20″ codes=”true”]