Domingo tem campeonato de taco no José Corrêa

1301

Disputa é aberta a quem aparecer e tem início marcado para 9 horas de domingo, 5/2, no estacionamento do ginásio

taco
Organizadores querem relembrar a infância e se integrar com novas gerações. Fotos: Facebook

Um grupo de amigos moradores de Barueri organiza no próximo domingo, 5/2, um campeonato de taco. O evento é aberto a quem quiser participar e começa às 9 horas no estacionamento do ginásio José Correa. A disputa não cobra taxa e nem tem premiação. Seu objetivo é apenas diversão, lembrar a infância e passar a magia do jogo para os mais novos

Postagem de Gilberto originou a ideia

Segundo Rogério Ansaloni, organizador do evento, a ideia surgiu de uma postagem do seu amigo Gilberto Gibass, contrabaixista da banda Power Vision, com uma foto de crianças jogando taco, na qual ele incluiu uma frase remetendo à infância. Gilberto marcou vários amigos.

No final de semana seguinte à postagem, um grupo se reuniu para jogar e desse jogo nasceu o evento criado no Facebook

O campeonato é aberto a todos, sem restrição de gênero nem idade. O jogo é conhecido por outros nomes como bets, bétia, bete e tacobol, entre outros, e suas regras que variam de região para região do Brasil. Por isso, as regras usadas neste campeonato vão ser definidas antes do início de cada partida. As duplas são sorteadas na hora, portanto não é necessário ir uma dupla pronta para o campeonato. Todos jogam.

Tacos e bolinhas serão disponibilizados pela organização, mas é permitido que cada um leve seu equipamento.

rogerios
Rogerio, feliz com reação do filho

Segundo Rogério, “o que mais nos atraiu no campeonato foi o resgate da nossa infância, com a diversão da atividade e a possibilidade de passar essa brincadeira aos mais novos, integrar e interagir com uma geração mais nova que não tem o hábito de brincar na rua”.

Ele levou os filhos para o jogo e ensinou para um deles, Cláudio, que está com 7 anos de idade. Na volta pra casa, Rogerio diz ter sentido felicidade ao ouvir o filho dizer “papai, sair pra jogar taco é muito mais divertido que ficar em casa jogando videogame”.

O Jogo

O jogo de taco e disputado por duas duplas que se revezam nas funções de arremessadores e rebatedores. O rebatedores tem a missão de proteger, com um taco de madeira, uma casa que pode ser feita de gravetos ou por objetos como latas o garrafas pet. Já os arremessadores procurar derrubar a casa arremessando uma bola contra ela.

taco2
Cruzar o campo vale um ponto

O campo é comprido e em cada extremidade fica uma casa que deve ser defendida por um dos rebatedores. Os arremessadores se posicionam, cada um atrás de um dos adversários, e devem lançar a bola contra a casa defendida pelo oponente que se encontra na outra extremidade.

Cada vez que a bola é lançada, os defensores devem rebatê-la para o mais longe possível e trocar de posição enquanto a equipe que está lançando sai em busca da bola. Cada vez que se cruzarem e baterem um no taco do outro, a equipe conquista um ponto.

Uma equipe ganha o jogo quando consegue cruzar o campo por uma quantidade de vezes determinadas no inicio da partida (em geral dez ou doze vezes), ou ainda quando um arremessador apanha uma bola rebatida no ar, antes que ela toque o chão, e grite “Vitória”. Essa regra pode ser diferente de acordo com a região em que se está jogando.

Serviço

Campeonato aberto de taco
Domingo, 5/2, das 9 às 13 horas
Estacionamento do ginásio José Corrêa
Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000 – Centro, Barueri