Diretor do HMB é o novo secretário municipal de Saúde

4538

Jorge Salomão dirigiu o hospital duas vezes, em situações completamente diferentes

A prefeitura anunciou nesta quinta-feira, 8/3, o nome do médico Jorge Salomão como novo secretário municipal de Saúde. Ele vai substituir Paulo Silas, exonerado pelo prefeito Rubens Furlan no início da semana.

Salomão é ginecologista e obstetra com especialização em oncoginecologia. Segundo a prefeitura, é diretor de serviços de saúde da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) há mais de 20 anos. Ele vinha dirigindo o HMB desde que a SPDM assumiu a gestão do hospital, em abril do ano passado.

salo1
Salomão (centro), em 2011, recebe certificação do HMB

Foi a segunda vez que o médico chefiou o hospital. Ele foi superintendente desde a inauguração, em 2008, e estava na função em 2011, quando o hospital passou pelo processo de certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização não governamental que promove avaliação permanente e emite certificação de qualidade dos serviços de saúde. Foi naquela época que a instituição entrou na lista das dez melhores maternidades públicas do Estado.

Nessa segunda gestão, o quadro foi diferente. Jorge Salomão teve que passar pelo turbulento processo da transferência do HMB do Instituto Hygia para a SPDM, no início de 2017, quando houve movimentos de funcionários para garantir seus empregos. O caso ainda corre na Justiça.

Depois, enfrentou queixas de perda constante de qualidade do atendimento do Hospital Municipal. Foram frequentes as reclamações de mau atendimento e de má prestação de serviços básicos, como trocas de roupas de cama, limpeza dos quartos e até de falta de medicamentos.