Dia D de vacinação da pólio e sarampo será nos sábados, dias 4 e 18/8

2026

Atendimento ocorrerá nas UBS, no SAE e em postos volantes no Alphaville e Aldeia da Serra

Nos sábados, dias 4 e 18/8, Barueri realizará os Dias D de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo. Nas duas ações, as doses serão aplicadas apenas em crianças de um a quatro anos, por meio da famosa gotinha e da tríplice viral, que também protege da caxumba e rubéola.

O atendimento dos pequenos ocorrerá em todas as 17 UBS e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) – localizado na av. Henriqueta Mendes Guerra, 268, Centro – das 8 às 17 horas. Também haverá postos volantes no Alphaville e Aldeia da Serra, confira abaixo:

– Clínica da UNIP – al. Amazonas, 492, Alphaville – das 8 às 16 horas

– Alpha Shopping – al.Rio Negro, 1033, Alphaville Comercial – das 10 às 16 horas

– Residencial Morada dos Pássaros – av. dos Pássaros, s/nº, Aldeia da Serra – das 10 às 16 horas

– Shopping Flamingo – al. Araguaia, 762, Alphaville – das 10 às 16 horas

O público prioritário da campanha nacional de vacinação, que começa na segunda-feira, 6, e vai até 31/8, são as crianças. Mas adultos e os demais públicos que nunca tomaram a vacina de sarampo podem procurar uma UBS durante a semana.

A imunização do sarampo é contraindicada para pessoas com suspeita da doença, gestantes, menores de seis meses de idade ou com imunidade baixa. Entre cinco e 29 anos de idade deve-se tomar duas doses, e entre 30 e 49 apenas uma dose é suficiente.

A Secretaria de Saúde municipal orienta que as pessoas não deixem de se vacinar, com atenção especial para as crianças.

De acordo com dados do governo federal, até 17/7 foram registrados 677 casos de sarampo no país, o que causou três mortes. A doença se manifestou em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima e Rondônia. Já com relação à pólio, ela está erradicada há 28 anos.

Em 2018, nenhum caso de sarampo foi registrado em Barueri. A vacinação da pólio, por sua vez, atingiu a cobertura vacinal no mês de maio; já foram imunizadas 96,12% das crianças de um ano e 91,03% das crianças até quatro anos.