Bibliotecas ganham atividades especiais na semana do Folclore

121

Filmes, exposições e saraus literários estão na programação 

As bibliotecas municipais terão atividades especiais na semana do Folclore brasileiro. Do sábado, 17/8, à sexta-feira, 23/8, a programação será composta de filmes, exposições e saraus literários dedicados à manifestação popular.

Comemorado no dia 22/8, o Folclore é o conjunto de tradições culturais, conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas populares da cultura brasileira. O folclore surge da mistura de povos que fizeram o país, como tribos indígenas, colonos portugueses, povos africanos, que foram trazidos escravizados, além dos imigrantes alemães, italianos e japoneses, entre outros, que vieram ao Brasil a partir do final do século 19.

No sábado, 17/8, às 16 horas, a biblioteca Salomão Cruz, da Vila Pindorama, recebe o Baile de Máscaras Folclóricas, que discutirá sobre manifestação popular e contará com um desfile para escolher a máscara mais criativa. Já na segunda, 19/8, a biblioteca Cora Coralina apresenta obras literárias que contam as curiosidades relacionadas ao Folclore brasileiro na Exposição sobre o Folclore.

A biblioteca João Galdino terá uma oficina de artesanato sobre o tema na terça, 20/8, das 15 horas às 16h30. Na quinta, 22/8, dia em que é celebrado o Folclore, a biblioteca Benedito Franco exibe os filmes A Lenda do SaciA Lenda da IaraO CurupiraO Boto. As sessões serão realizadas das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15 horas.

Ainda no dia 22/8, das 8 às 17 horas, uma exposição de livros e materiais alusivos ao tema acontece na biblioteca Jair Honório. A Sala de Espetáculos, no Centro de Eventos, recebe a peça Alice no País do Folclore, que adapta o clássico Alice no País das Maravilhas, das 8h30 e às 20 horas. Para a peça é cobrado ingresso, que custa R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira), e podem ser adquiridos nas bilheterias do Centro de Eventos.

Fechando a programação, na sexta-feira, 23/8, ocorre o Sarau literário na biblioteca Cora Coralina. O encontro destacará a importância da música, poesia e literatura no folclore. Com exceção da peça Alice no País do Folclore, as demais atividades são gratuitas.

Confira os endereços das bibliotecas:

– Biblioteca Salomão Cruz – avenida Cachoeira, 74 – Vila Pindorama
– Biblioteca Cora Coralina – avenida Luiza Barbosa Silveira Bueno, 46 – Jardim Silveira
– Biblioteca João Galdino – rua Glória, 630 – Parque dos Camargos
– Biblioteca Benedito Franco – avenida Itu, 300 – Jardim Paulista
– Biblioteca Jair Honório – estrada dos Pinheiros, 185 – Parque Viana
– Sala de Espetáculos. Centro de Eventos de Barueri – avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto