Como fazer um bolo de aniversário

1515

No terceiro aniversário do BnR, Valter Klenk, colunista e um dos fundadores do site, mistura gastronomia e jornalismo para marcar a data

Valter, colunista e fundador do BnR

Fazer um bolo de aniversário não é tão complicado, mas requer cuidado, planejamento, conhecimento, buscar ingredientes certos, saber dosar corretamente, ter o tempo certo em cada etapa e ainda, amor em fazê-lo e por quem vai consumi-lo. Mais ou menos como fazer um jornal.

Primeiro, decide-se qual será o sabor do bolo, o tamanho, o formato, qual o recheio, a cobertura e, a partir daí elabora-se uma lista. Uma pauta, para ficar mais claro.

Com isso pronto, é hora de ir a campo. Para cada ingrediente, é necessária uma seleção minuciosa para garantir a qualidade do produto final. Ninguém vai querer comprometer o bolo todo somente por conta de um componente ruim, uma Fake News.

Adquiridas as matérias-primas, é hora de preparar cada um dos itens, separadamente, deixando-os pronto para a utilização. Um mise en place (pronuncia-se miz an plaz) como se diz na culinária. Uma analogia boa, seria como deixar todas as matérias prontas, revisadas e com as fotos tratadas e selecionadas.

Aí é só seguir a ordem correta colocando cada ingrediente no sua hora e no lugar certo, não misturando o que não pode ser misturado. Ingredientes para a massa não podem se juntar com os do recheio e, tampouco com os da cobertura. Cada coisa no seu lugar. Como as editorias de um jornal.

Massa assada, recheio e cobertura prontos é só juntar tudo e finalizar, para que possa ser entregue na festa. Como imprimir, juntar os cadernos, montar e distribuir um jornal.

Como disse, não é tão difícil. Mas, se deixar faltar um ingrediente, usar algum que não se possa confiar, trocar alhos por bugalhos, ou simplesmente, não ser honesto com o aniversariante, então, o bolo ficará ruim, a credibilidade do confeiteiro escorrerá pelo ralo da pia e, dificilmente ele será indicado para outra encomenda.

E já que estamos falando de bolos e aniversários, gostaria de oferecer meu bolo BnR (bolo de nozes recheado) ao Barueri na Rede que completa nessa dia 18/12 três anos de existência, oferecendo ao seu público sabores e texturas nunca antes degustados na cidade.

Parabéns BnR! Sempre foi um orgulho incomensurável meter a mão nessa massa!