Surgimento de escorpiões faz prefeitura alertar moradores

8023

Só no ano passado, Controle de Zoonoses recebeu 210 chamados relacionados a escorpiões

A prefeitura de Barueri ligou o alerta aos moradores da cidade em relação ao surgimento de escorpiões. A preocupação surge com o verão, já que o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento e reprodução desse e de outros animais peçonhentos.

Segundo dados do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, que é ligado à Secretaria de Saúde por meio da Vigilância em Saúde, em 2018 a prefeitura recebeu 210 chamados relacionados a escorpiões. Desse total, 20 eram referentes a picada.

Uma moradora do Jardim São Luís contou ao Barueri na Rede que, no ano passado, se deparou duas vezes com escorpiões em sua casa. “Uma vez no começo [do ano] e outra numa casa de aluguel nossa depois do meio do ano”, afirma. Em ambos os casos, não houve nenhum acidente envolvendo picada.

O Departamento de Zoonoses orienta os moradores a seguir uma série de procedimentos para evitar o aparecimento dos animais, como limpar periodicamente pátios, jardins e áreas externas; remover materiais de construção, entulho, móveis velhos e objetos de utilidade; manter vegetação de jardins rasteira; manter limpos e desobstruídos cômodos onde ficam materiais de limpeza, manutenção ou despejo; observar saída de esgoto para água de máquina de lavar, pia de cozinha, etc; proteger ralos; vedar tampa de caixas de esgoto e águas pluviais; entre outras ações.
Para evitar acidentes, ainda é recomendado que os moradores utilizem botas ao andar em locais com mato alto e com materiais acumulados; luvas de couro quando movimentar tijolos, madeiras e entulhos; verificar roupas, calçados, toalhas de banho e roupas de cama antes de usá-los; além de afastar camas e berços de paredes e não deixar que as roupas de cama encostem-se ao chão.
Em caso de picada, a orientação é lavar o local atingido com água e sabão e ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. O telefone do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses é o 4198-5679.