Projeto antidrogas de Barueri vai para conferência internacional

243

O programa, que atua na feira noturna, tem o objetivo de inibir o uso de drogas aos jovens da cidade

Um projeto de Barueri contra o uso de drogas foi escolhido para ser apresentado no 26º Harm Reduction International 2019, que ocorrerá em Portugal e trata sobre a redução de riscos em todo o mundo. A conferência será realizada na cidade do Porto, de 28/4 a 1/5.

O programa se chama Abordagem em Cena de Uso de Substâncias Psicoativas por Adolescentes, e concorreu com 1250 mil projetos de outros países. Ele foi apresentado na modalidade pôster dentro da conferência em Portugal. O serviço é disponibilizado na feira noturna, que é realizada às terças-feiras no centro da cidade e tem como objetivo inibir o uso de drogas e orientar jovens e adolescentes.

A equipe do projeto, que funciona como um consultório na rua, percorre a feira e seus arredores, onde há maior aglomeração de jovens e adolescentes. É feita uma abordagem amigável, para que os profissionais possam alertar os jovens sobre os perigos do uso de drogas e, por meio de conversas, entender melhor como esse assunto é tratado por eles. Eles também informam sobre os serviços disponíveis na cidade para quem busca ajuda.

Para quem tiver interesse na atuação do Consultório na Rua, o projeto é realizado a cada 15 dias na feira noturna, que ocorre às terças-feiras, das 17 às 23 horas, no Centro de Barueri, próxima ao ginásio José Corrêa. O programa também orienta o público que não seja jovem, mas que tenha interesse.