Nova carteira de identidade já pode ser emitida no Ganha Tempo

2929

Cidadão pode incluir dados como número título de eleitor, carteira de trabalho, CNH, certificado militar e mais na nova carteira de identidade

Desde sexta-feira, 16/8, o Ganha Tempo está oferecendo o novo modelo da carteira de identidade (RG). O documento é emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), tem a integração de outros documentos e garante maior segurança e autenticidade do documento.

Com o novo RG, o cidadão pode incluir o número do título de eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de identidade profissional, Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, NIS/PIS/PASEP. A inclusão é facultativa.

Para acrescentar os dados, é necessário comprovar as informações apresentando os documentos originais que deseja incluir no dia da emissão do novo documento. O RG pode ser solicitado por quem vai emitir a Carteira de Identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. Os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Além disso, a partir de agora é possível acrescentar o nome social no documento sem a necessidade de alteração no registro civil. A nova versão do RG permite ainda a inserção de indicativos de pessoas com deficiência física, visual, mental e motora.

Além do Ganha Tempo, o novo modelo da carteira de identidade está disponível em todos os postos do Poupatempo no estado. A nova versão do RG atende a uma determinação do Governo Federal, por meio do decreto 9.278 de 2018, para a implantação do Documento Nacional de Identidade (DNI).

O Ganha Tempo atende com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos diretamente pelo site. No caso do Poupatempo, o agendamento também é feito pelo site ou pelo aplicativo SP Serviços. O posto do Ganha Tempo fica na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro.