Leitores reclamam de situação de parques e quadras

594

Moradores queixam-se de brinquedos quebrados, gramado alto e redes de proteção danificadas

No fim do mês de março, o Barueri na Rede noticiou a situação de um parquinho abandonado, no Jardim Líbano. Entre as reclamações dos moradores, estavam a falta de manutenção, brinquedos quebrados e gramado alto. (relembre o caso). Um dia após a publicação da reportagem, no dia 26/4, ponto facultativo pela comemoração do 69º aniversário da emancipação política da cidade, uma equipe da prefeitura foi enviada até o local.

Na ocasião, a Secretaria de Comunicação (Secom) do município enviou nota ao BnR. “A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), já iniciou os reparos na área de lazer localizada na rua Goiânia, no Jardim Líbano. O espaço recebe serviços de roçagem e capinagem de vegetação, pintura de muros e de equipamentos e conserto de imperfeições no solo com cimento”, dizia o texto. A Secom informou ainda que na semana seguinte seria aberta uma licitação para reforma do parquinho. Porém, na terça-feira passada, 3/4, leitores voltaram a procurar o site informando que o lugar foi deixado com os serviços inacabados.

"Foi cortado o gramado alto e retirado um pouco da terra. Porém, o local foi deixado com uma montanha de entulhos próximos aos brinquedos", relata uma moradora
“Foi cortado o gramado alto e retirado um pouco da terra. Porém, o local foi deixado com uma montanha de entulhos próximo aos brinquedos”, relata uma moradora./Fotos: Arquivo Pessoal

Segundo uma leitora, a vizinhança achou que os servidores retornariam ao parquinho para concluir as tarefas. “Uma equipe chegou a vir até o Jardim Líbano, cortou o gramado e tirou os brinquedos quebrados, porém, os homens foram embora deixando todo o entulho”, conta ela. “No local onde estavam os brinquedos, deixaram apenas uma montanha de terra e entulho, e agora as crianças estão brincando nesta terra”, desabafa.

Após a reportagem ser publicada, surgiram reclamações de parques e quadras nos bairros do Jd. Silveira, São Luiz e Pq. dos Camargos./ Fotos: Arquivo Pessoal
Após a reportagem ser publicada, surgiram reclamações de parques e quadras nos bairros do Jardim Silveira, São Luís e Parque dos Camargos./ Fotos: Arquivo Pessoal

Após a publicação da matéria, surgiram reclamações de outros locais. É o caso de uma quadra na rua Alberto José da Motta, no Jardim São Luís. “Moro em frente a uma quadra de esportes há 20 anos, e nesse período a área nunca passou por uma reforma. Além disso, nós, do bairro, só contamos com essa quadra, que não tem brinquedos para as crianças”, relata outra moradora de Barueri.

No Parque dos Camargos, a história se repete. “Na rua Célia, a praça está totalmente abandonada e sem nenhum tipo de manutenção. Mas não é a única. Em outra área, na rua Gloria, há, além de quadras de esportes, a Emei João Fernandes, e em frente aos dois lugares, há muito mato, lixos e até fezes de animais”, conta uma leitora. “Na escola, dentro do parquinho, o gramado também está alto há algum tempo.”

Em outra quadra, essa no Jardim Silveira, a situação também não é das melhores. “A praça está totalmente abandonada e com a grama alta há meses. Dentro da quadra, a rede de proteção está quase toda rasgada e as crianças não conseguem jogar bola direito”, descreve uma moradora do bairro.

O Parque Viana também é um bairro com reclamações. Segundo outra leitora, moradora do bairro, o parque e a quadra, enfrente à Emei Anna Freire, na estrada dos Pinheiros, também estão sem manutenção.