Doadores: Banco de sangue do HMB funciona neste sábado

653

Ação é em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Hospital receberá voluntários entre 8 horas e meio-dia

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Francisco Moran (HMB) ficará aberto neste sábado, 24/11. O local receberá doares das 8 horas ao meio-dia em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 25/11.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter mais de 18 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação.

Além disso, mulheres que amamentam podem doar sangue após 12 meses da data do parto e pessoas que tomaram vacina contra a febre amarela devem aguardar quatro semanas para realizar a doação.

O processo de doação de sangue demora em média 50 minutos. O voluntário preenche cadastro, realiza teste de anemia, são verificados sinais vitais e peso, passa por triagem clínica com entrevista confidencial. Após isso é coletado 450 ml de sangue e a pessoa recebe lanche na cantina do banco.

Após a doação, é necessário manter o curativo local por pelo menos quatro horas, evitar esforço físico, beber bastante líquido e não ingerir bebidas alcoólicas. O Banco de Sangue fica no piso térreo do HMB, localizado na rua Ângela Mirela, 354 – Vila Dom José, e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas.