Mulher tem cirurgia no HMB cancelada duas vezes

1915

Mesma paciente teve sua cirurgia de pedra nos rins cancelada duas vezes por problemas com equipamentos

Paciente deveria estar às 5 horas desta quarta-feira no hospital, mas seu nome não estava no quarto de cirurgia/Foto: Arquivo pessoal

A paciente Flávia do Nascimento Riberker de Moraes, de 42 anos, teve cirurgia cancelada no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran (HMB) para manutenção de equipamento. Essa é a segunda vez que a cirurgia de pedra nos rins deixa de ser feita. Na primeira vez, o motivo foi avaria em outro equipamento.

A operação de Flávia estava agendada para hoje, 23/1. Ao chegar ao hospital, às 4h30, foi informada de que seu nome não estava no quarto de cirurgia. Seu acompanhante foi até a ouvidoria do hospital e lhe disseram que o procedimento foi cancelado por falta de material cirúrgico, o que o hospital desmente.

Em dezembro, procedimento também foi suspenso devido a falta de material cirúrgico/Foto: Arquivo pessoal

Essa é a segunda vez que Flávia tem a cirurgia cancelada. Em dezembro passado, ela deveria realizar o mesmo procedimento, que também foi suspenso por “falta de laser (material da Allent – quebrado)”, de acordo com o informe de alta hospitalar. A cirurgia então foi remarcada para hoje, quando foi novamente cancelada.

O Barueri na Rede procurou o Hospital Municipal que, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura, esclareceu que “diante de qualquer alteração de consulta, exame ou cirurgia, a unidade comunica previamente as novas datas ao paciente” e que no caso Flávia, o hospital tentou realizar contato telefônico “diversas vezes, mas não obteve êxito pois a mesma não fez a atualização cadastral do seu novo número”.

A nota ainda diz que sobre o procedimento cirúrgico “é válido esclarecer que o adiamento se deu para manutenção preventiva de um aparelho, e que não há falta de medicamentos ou de material”. E que a “cirurgia, classificada como eletiva, já está marcada para essa semana e a paciente, considerada estável, já foi informada sobre a data”.