Chuva volta a invadir casas e alagar ruas no Engenho Novo

1144

Moradores da região conhecida como Vila do Sapo usaram baldes para tirar água de dentro das residências

Avenida Salete e as ruas Dr. Adonai e Honduras foram as mais prejudicadas/Foto: Arquivo pessoal

A chuva que caiu na noite de terça-feira, 7/1, voltou a causar estragos na região da Vila do Sapo, no Engenho Novo. Ruas e casas foram alagadas durante a tempestade.

A avenida Salete e as ruas Dr. Adonai e Honduras ficaram completamente tomadas pela água. Nas redes sociais, vídeos mostram moradores ilhados em suas próprias casas e utilizando baldes para retirar parte da água que invadiu as residências.

Foto: Arquivo pessoal

“Os alagamentos estão ocorrendo após a obra no Jardim Califórnia, onde a tubulação instalada é de grande porte, o que deveria ter ocorrido em todo o trajeto”, afirma uma moradora ao Barueri na Rede. “Após várias ligações no telefone que consta na internet como Defesa Civil, sendo da Guarda Municipal, chegou uma viatura”, alega.

“Inadmissível. Moradores do Engenho Novo se unindo para água não entrar nas casas”, relatou indignado outro morador. Essa não é a primeira vez que a região da Vila do Sapo sofre após as fortes chuvas. No fim de dezembro do ano passado, a água chegou a subir mais de um metro e também invadiu casas, fazendo famílias perderem móveis e utensílios domésticos (relembre).

O prefeito Rubens Furlan; o vice-prefeito e secretário de Obras, Roberto Piteri; além da secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, estiveram na Vila do Sapo na manhã desta quarta-feira, 8/1, vistoriando os locais afetados pelas chuvas.

O prefeito Rubens Furlan esteve na manhã desta quarta-feira, 8/1, nos locais atingidos pela chuva/Foto: Secretaria de Comunicação

O BnR procurou a prefeitura sobre a situação no local e quais providências serão tomadas. Em nota, por meio da Secretaria de Comunicação, a administração municipal informou que o ponto que apresentou inundação foi o da região da rua Ceilão com a avenida Salete e que a ‘Defesa Civil já monitorava com suas equipes este e outros locais ainda antes do início da tempestade’.

A nota reitera a presença do prefeito na manhã desta quarta-feira no local, dizendo que ele conversou com os moradores e ordenou à Secretaria de Serviços Municipais, à Secretaria de Obras e à Defesa Civil que realizem ‘vistoria imediata na galeria para verificar quais obras e serviços são necessários para evitar inundações em épocas de chuva acima da média’.

Goteira no José Corrêa e jogo interrompido

A partida realizada no Ginásio José Corrêa entre o Barueri/SPFC e o Praia Clube de Uberlândia (MG) no retorno da Superliga Feminina de Vôlei teve que ser interrompida devido a goteira no ginásio.

Os times empatavam o jogo em 1 a 1 nos sets quando a partida precisou ser paralisada. Após a retomada, o Praia Clube acabou derrotando o clube barueriense por 3 sets a 1, com as parciais de 20-25, 25-22, 11-25 e 22-25.

Sobre a situação no Ginásio José Corrêa, a prefeitura informou ao BnR que ‘estuda licitar e contratar obra de reconstrução de todo o telhado’.

Outros casos

Na semana passada, uma forte chuva provocou o deslizamento de um muro de arrimo próximo do encontro das ruas Marcos Antonio Marques e Odete Henriques, no Jardim Audir (leia mais). Moradores tiveram que ser retirados de suas residências pelos Bombeiros por precaução.

Outros pontos de alagamento foram registrados, como na Estrada de Jandira na altura da Vila Militar e do terminal de ônibus do Jardim Silveira; e na rua Dom Pedro II, no centro.

Chuva para os próximos dias

Conforme adiantou o BnR (confira), com as altas temperaturas previstas para a semana, os períodos da tarde e noite devem ser de chuvas, podendo causar transtornos e alagamentos.

Nesta quarta-feira, 8/12, as temperaturas ficam em torno dos 22° (mínima) e 31° (máxima), com previsão de chuva para o fim do dia. Na quinta, 9/12, é esperado o maior volume de chuva da semana, de até 40 mm. Sexta-feira, 10/12, o dia deve ser de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.