Cartórios fazem mutirão da biometria neste sábado

1201

Cartórios eleitorais do estado estarão em regime de plantão, das 8 às 13 horas, para validação de biometria

Os cartórios eleitorais de todo o estado de São Paulo realizam mutirão da biometria neste sábado, 11/5. Os órgãos atuarão em regime de plantão, das 8 às 13 horas, para cadastramento de validação de biometria.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o objetivo do plantão é facilitar o comparecimento do eleitor e aumentar a coleta da biometria no estado, além de ajudar aqueles que não têm disponibilidade para ir aos cartórios eleitorais durante a semana.

Em 2019, o cadastramento é obrigatório em 478 municípios. Em Barueri, a biometria ainda não é obrigatória, mas o TRE recomenda que o cidadão antecipe o procedimento, já que ela será exigida para votar nas eleições de 2022. Até setembro, 60 mil dos 252 mil eleitores da cidade já haviam feito o registro.

A biometria é um novo sistema de identificação do eleitor no momento do voto. Na seção eleitoral, um equipamento semelhante ao dos caixas eletrônicos vai conferir as digitais do votante. A intenção é dar mais segurança ao processo e impedir que uma pessoa vote por outra imitando sua assinatura.

O procedimento de cadastro da biometria envolve a coleta de impressões digitais, assinatura digitalizada e atualização dos dados cadastrais, e dura apenas 15 minutos. O eleitor deve fazer o agendamento no site do TRE (veja aqui).