Campanha Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

114

Em Barueri, o hemocentro que recebe as doações fica no Hospital Municipal de Barueri (HMB)

Foi lançada esta semana a campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue na cidade. Com o tema ‘Seja do tipo que ajuda. Doe Sangue. Doe Sempre’, o programa em Barueri foi instituído pela lei municipal 2.499, de 9 de março de 2017.

Na cidade, o hemocentro para doações de sangue, ligado à Fundação Pró-Sangue 9FDS), fica dentro do Hospital Municipal Francisco de Barueri (HMB), na rua Ângela Mirella, 354, Boa Vista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

No site da Pró-Sangue, que atende cerca de 100 instituições públicas no estado, é possível verificar a posição de estoque dos bancos de sangue em tempo real. Os tipos de sangue que estavam em estado crítico até o fim de maio eram: O+, O-, B+, B- e A-.

Para quem desejar fazer uma doação de sangue na cidade, os requisitos são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam preencher formulários específicos); estar descansado; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas antes da doação); e apresentar o documento original com foto recente, como carteira de identidade, cartão de identidade de profissional liberal ou carteira de trabalho.