Barueri fecha semestre com alta no número de homicídios

2793

Se comparado ao primeiro semestre do ano passado, a cidade apresentou um aumento de cinco homicídios, passando de quatro para nove casos

Na última semana, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) divulgou os dados sobre homicídios registrados nos municípios do estado no primeiro semestre de 2019. O número de assassinatos nesse primeiro semestre subiu em Barueri, se comparado ao mesmo período de 2018.

Entre janeiro e junho, a cidade registrou nove casos de homicídio doloso, quando há intenção de matar. Já nos primeiros seis meses de 2018, o número de assassinatos foi menor, registrando quatro casos.

Na cidade vizinha de Carapicuíba, a diferença foi de 15 casos no primeiro semestre do ano passado, contra 18 vítimas, este ano. Além de Barueri e Carapicuíba, outro município da região que registrou aumento no número de homicídios foi Itapevi, que contava com 14 até junho de 2018, contra 15 de janeiro a junho de 2019.

Ao todo, de janeiro a junho, 72 pessoas foram assassinadas nos oito municípios da região oeste, contra 80 no primeiro semestre do ano passado.

Onde houve queda nos assassinatos

Ainda que, de acordo com a pesquisa, no mês de janeiro foi registrado o maior número de assassinatos na região, com 16 casos, municípios da região conseguiram reduzir os crimes em suas áreas. Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Osasco e Jandira tiveram uma queda no número de homicídios. A diferença mais expressiva foi na cidade de Cotia, que baixou os casos de assassinatos de 10 para quatro nesse período. Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba registraram um caso nesse primeiro semestre, conta dois no ano passado. Em Jandira, a baixa foi de nove para cinco, e em Osasco, de 24 para 19.