Barueri está entre as 10 cidades mais nerds do Brasil

829

Cidade fica à frente até de São Paulo. A cosplay barueriense Bruna Gomes Lima, de 19 anos, fala sobre o Dia do Orgulho Nerd

Por Thiago Correia

Barueri está no ranking das dez cidades mais nerds do país. A lista divulgada pela Amazon revelou que a cidade é a 5ª mais geek do Brasil. O ranking em celebração ao Dia do Orgulho Nerd, que é comemorado no dia 25/5, é resultado da compilação de dados de vendas nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes entre abril de 2018 e abril deste ano.

A cidade fica atrás apenas de São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), Niterói (RJ) e Santos (SP), e à frente de municípios como Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP), que completa a lista das dez cidades mais nerds, baseado na venda produtos geeks, incluindo livros, eBooks, quadrinhos e comic books, brinquedos, jogos e videogames, além de itens de decoração e para a casa associados à cultura nerd no site da Amazon.

Além disso, a vizinha Carapicuíba é a líder em compras de bonecos Funko! Pop, per capita. Vila Velha (ES) foi a cidade que mais vendeu Cards de Pokémon por habitante. Bagé (RS), a que mais compra canecas de Game of Thrones. Já Itu é líder em vendas de itens de decoração relacionados aos Vingadores.

Bruna Gomes Lima, de 19 anos, como a personagem Shiro do anime No Game No Life. Ela faz cosplays desde 2017/Foto: Arquivo pessoal

A barueriense Bruna Gomes Lima, de 19 anos, é cosplay – pessoa que se fantasia de personagens fictícios da cultura pop japonesa – fala um pouco sobre seu orgulho em ser nerd. “Tenho orgulho não só de mim, mas de todos aqueles que entram nesse mundo totalmente diferente”, afirma ao Barueri na Rede.

“Comecei a conhecer esse lado geek em 2014, assim que completei 14 anos. Foi algo que abriu a minha mente pra conhecer uma cultura diferenciada do que vivo do Brasil”, explica Bruna, que mora no Parque Viana e trabalha como monitora de van escolar.

Bruna é fã de Naruto e coleciona pôsteres e mangás/Foto: Arquivo pessoal

“O que mais me atrai é como os personagens entram na nossa vida e mostram várias lições de vida. Uma delas é Naruto, uma história que trata de um garoto totalmente diferente dos outros porque tem algo que ninguém tem e é julgado por isso”, conta. “Hoje, no final das contas, todos entenderam o lado dele e o apoiam para superar o que foi do passado”, completa Bruna.

Ela revela que também são seus personagens favoritos Hinata Kakashi e Jiraiya, ambos de Naruto, além de Shiro e Sora, do anime No Game No Life, e Kaneki e Touka, de Tokyo Ghoul. A jovem lembra que começou a fazer cosplay em 2017. “[Comecei] assim que eu consegui me aprofundar um pouco mais nos cosplays e descobrir que era isso que eu queria”, revela.

“Atualmente estou fazendo a Shiro de No Game No Life, e inclusive um dos próximos que farei é a Hinata, que irei utilizar no Anime Friends no pavilhão do Anhembi, no mês de julho”, afirma. Sobre quais cosplays pretende fazer, ela responde: “Pretendo fazer Asada e Asuna do anime Sword Art Online; Leone e Akame do anime Akame ga kill; Misaki Mei do anime Another. Esses últimos são de animes de terror”.

Além de cosplay, Bruna coleciona mangás que, segundo ela, é uma forma de se aprofundar nesse universo geek. Sobre quais produtos nerds costuma comprar, ela conta que investe em lentes de contato, acessórios e roupas para realizar seus cosplays.