Cepad faz campanha para incentivar adoção de animais adultos

226

São 150 animais adultos que aguardam adoção no Centro de Proteção ao Animal Doméstico

O Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) acolhe animais em estado de maus tratos e abandonados, e os preparam para ganharem um novo lar. São cães e gatos que estão à espera de um novo lar.

Mais de 100 animais já foram adotados em função do trabalho do Cepad em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No entanto, os animais adultos são os que menos têm chances de ser adotados, já que as pessoas costumar optar por filhotes.

Para tentar aumentar o número de adoções desses animais, o Cepad está fazendo um campanha para incentivar o acolhimento de cães e gatos já em idade adulta. Para quem pensa que esses animais não são uma boa opção de companhia, normalmente, diferentes de filhotes, eles já têm uma personalidade definida, são calmos apesar de ainda manterem suas características de brincalhões, convivem bem com crianças, não têm tendência a destruir objetos, além de já, na sua maioria, reconhecer locais definidos para fazerem suas necessidades em lugares indicados pelos donos.

Uma outra vantagem é que em idade adulta, esses animais já têm certa independência, o que torna o período de adaptação mais tranquilo para a família. Além disso, o porte do animal já está definido, o que é uma vantagem para quem tem problemas de espaço e não quer ou não pode ser surpreendido por um bebê que cresceu além do esperado.

Quem adota os bichinhos realiza um cadastro e recebe a visita de técnicos do Centro de Proteção, que fiscalizam se os animais estão sendo bem cuidados pelos novos donos. Esse é o procedimento de pós-adoção.

No CCZ, os pets são tratados com vacinas e vermífugos, além de serem castrados. Hoje, o Cepad e o CCZ abrigam mais de 150 animais que precisam de uma família.

O Cepad está localizado na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, das 8 às 13 horas. O telefone de contato é o 4198-0819. Já o Centro de Controle de Zoonoses fica na avenida Anhanguera, 200, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 16 horas ou no telefone 4198-5679.