Centro de Diagnósticos será inaugurado na Vila Porto

793

Antigo prédio da PUC Barueri foi reformado para abrigar a unidade. Cerimônia de inauguração será na sexta-feira, 23/8

Com dez meses de atraso no prazo inicial de entrega, o novo Centro de Diagnósticos será inaugurado nesta sexta-feira, 23/8, na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 786, na Vila Porto. O prédio, que era utilizado pela PUC Barueri, passou por uma reforma para abrigar a unidade.

Prédio do Centro de Diagnósticos fica em uma área próximo ao Corpo de Bombeiros, Fórum de Barueri, Secretaria da Mulher e de Educação, Museu da Bíblia, Centro de Eventos, HMB e Parque Municipal/ Foto: Divulgação Secom Barueri

A remodelação do espaço teve início em outubro de 2017, dois anos após o campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que funcionava no local desde 2006, ter sido desativado. Na época, a prefeitura divulgou que o prazo para a conclusão do Centro de Diagnósticos seria em outubro de 2018 (saiba mais).

O Google Maps registrou a placa com os detalhes da obra na fachada do prédio, em janeiro de 2018. Na descrição consta que a empresa responsável pela obra foi a FFL Sinalização, Com. e Serv. LTDA – ME e que a reforma custaria mais de R$ 19 milhões.

Google Maps registrou a placa da obra pública/ Foto: Reprodução Google Maps, janeiro de 2018

Em agosto de 2018, a prefeitura publicou um texto informando que o prédio estava com 60% das obras concluídas. Os serviços estavam em fase de acabamentos externos e internos e o término ocorreria ainda naquele ano (leia).

Porém, em novembro – um mês após o prazo estipulado para inauguração – a gestão informou que o término da obra ocorreria só em fevereiro de 2019. Na ocasião, o serviço estava 90% pronto, restando ainda os acabamentos externos e internos (veja).

Prédio em fase de acabamento externo e interno, com 90% da obra concluída, em novembro de 2018, há nove meses da inauguração/ Foto: Divulgação Secom Barueri

Depois de quase um ano após o estipulado para a entrega do Centro de Diagnósticos, a unidade será inaugurada nesta sexta-feira, 23/8, às 17 horas, em uma celebração com a presença do governador de São Paulo, João Dória.

O laboratório oferecerá, de forma gratuita, mais de 45 tipos de exames que serão implantados à medida que os equipamentos chegarem a Barueri que, de acordo com a prefeitura, já foram comprados. Entre os aparelhos haverá a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, raio-X digital e telecomandado, densitometria óssea, mamógrafo digital e com tecnologia em 3D e ultrassonografia digital.

O terreno tem 18 mil metros quadrados e o centro, três andares. No térreo há uma recepção, o Centro de Radiologia e Ultrassonografia, o Centro de Ressonância Magnética e o Laboratório de Análises Clínicas. No primeiro piso está instalado o Núcleo de Saúde da Mulher, a ala de oftalmologia e otorrinolaringologia, o Centro de Diagnósticos do Aparelho Digestivo, área de assistência social e psicologia e espaço de exames diversos. O segundo andar, a área administrativa, o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia, ala de cardiologia, neurologia e polissonografia, além de um espaço para a implantação de medicina nuclear, que está em fase de estudos.

A estimativa da gestão municipal é de que a unidade realizará mais de 38.700 exames de imagens e cerca de 407 mil exames laboratoriais por mês. Os munícipes poderão ser atendidos no Centro de Diagnósticos após serem encaminhados pelos médicos da rede municipal de saúde.

O Barueri na Rede questionou a prefeitura sobre o motivo do atraso na entrega do equipamento municipal e qual foi o total gasto na obra, mas, não recebeu respostas até o fechamento desta reportagem.