Campanha de vacinação contra o sarampo entra em nova fase

346

Etapa começa na próxima segunda-feira, 18/11, e vai até o dia 30/11. Ação foca em jovens de 20 a 29 anos

A nova campanha de vacinação contra o sarampo começa na próxima segunda-feira, 18/11. A ação é direcionada a jovens de 20 a 29 anos e vai até o dia 30/11, com a realização do Dia D.

A imunização deve ser aplicada no público-alvo que ainda não atualizou a caderneta de vacinação. A dose será da tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) ou da dupla viral (sarampo e rubéola), dependendo da análise do profissional de saúde que atender o paciente.

A campanha, de 18 a 30/11, acontece em todo o estado de São Paulo. Em Barueri, no Dia D, sábado, 30/11, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8 às 17 horas. Também haverá postos volantes, que atenderão das 10 às 16 horas, no Alpha Shopping (alameda Rio Negro, 1033, Alphaville) e na avenida dos Pássaros, 192, na Aldeia da Serra.

Quem estiver fora desta faixa etária, e não estiver com a vacinação em dia, também pode procurar uma UBS. Pessoas entre um e 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. De 30 até 59 anos é preciso ter uma dose. Acima de 60 anos não há indicação, pela possibilidade do paciente ter tido contato com a doença na infância.

A vacina do sarampo é contraindicada para mulheres grávidas, pacientes com câncer, Aids, doenças que afetam a imunidade ou anafilaxia. Há a necessidade de avaliação médica em casos de febre acima de 38 graus ou de alguma infecção.

Números do sarampo

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que 14 pessoas morreram por complicações do sarampo. Na região, duas mortes foram registradas em Osasco e uma em Itapevi.

Barueri teve 205 casos confirmados de sarampo, figurando como a segunda cidade da região com maior incidência da doença. Confira os números detalhados do município e dos vizinhos na matéria completa aqui.