Bruna Furlan anuncia ambulâncias novas, que estão em Barueri desde junho

1968

Emenda também contemplou outras 14 cidades. Porém, Carapicuíba, Osasco e Jandira ficaram de fora

Por: Caroline Rossetti

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB) publicou na terça-feira, 17/9, em sua página do Facebook, que Barueri recebeu quatro ambulâncias, por meio de emenda parlamentar indicada por ela. Porém, os veículos já estão na cidade desde junho e começaram a funcionar em agosto.

Eleita para o mandato de 2019 a 2023 pelo PSDB (saiba mais), pelo terceiro pleito consecutivo (ocupando o cargo desde 2011), Bruna afirmou na rede social que as ambulâncias são para a área da saúde, para fazer o transporte de pacientes da rede pública de uma unidade para outra.

Em agosto, o Barueri na Rede publicou uma denúncia de que quatro ambulâncias novas estavam paradas e fora de uso havia dois meses no estacionamento da Zoonoses, próximo ao Sameb. Na época, a prefeitura afirmou que os veículos iriam para a Secretaria de Saúde, que foram fornecidos pelo governo federal e que aguardavam a liberação de documentos para entrar em atividade. Porém, o Ministério da Saúde havia negado o envio de carros de resgate para Barueri (relembre).

Depois da publicação da reportagem, leitores relataram ao BnR que as ambulâncias foram retiradas do pátio da Zoonoses e levadas para o estacionamento do Pronto-Socorro Infantil (Sameb). Após a mudança, não se soube mais do paradeiro dos veículos.

O que diz a prefeitura

Ao BnR, a prefeitura confirmou que as quatro ambulâncias que foram entregues por Bruna Furlan, e anunciadas nesta semana, são as mesmas que já estavam paradas em Barueri. Os veículos chegaram ao município no dia 4 de junho e, desde então, “começaram os processos para registro de patrimônio, documentação, emplacamento e contratação de motoristas – o que só pode ocorrer via convocação de concurso público ou processo seletivo”, afirmou a administração’.

A gestão municipal ressaltou que os carros entraram em uso no dia 5 de agosto, três dias após a publicação da reportagem do BnR. Foi apontado que todas as ambulâncias da cidade ficam no Pronto-Socorro Central, de onde partem para atender as unidades, já que não há veículos específicos para cada uma. Segundo dados da prefeitura, agora, Barueri tem um total de 23 ambulâncias simples e três ambulâncias UTIs.

Recursos para mais 14 cidades

No mesmo anúncio, a deputada Bruna Furlan menciona que outras 14 cidades também receberão ambulâncias relativas a emendas parlamentares: Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Cotia, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, São Roque, Mairinque, Águas de Santana Bárbara, Araçariguama, Catiguá, Cesário Lange, Itápolis, Jumirim e Luziânia.

Barueri recebe 4 ambulâncias através de emenda parlamentar da Deputada Bruna FurlanAtravés das indicações feitas pela…

Posted by Bruna Furlan Deputada Federal on Tuesday, September 17, 2019

Barueri na Rede questionou a assessoria da deputada sobre quais foram os critérios para a escolha dos municípios que receberam a emenda e o motivo de ter deixado locais como Carapicuíba de fora, com a menor renda per capita da região, sendo o orçamento de Barueri 10 vezes maior por habitante (entenda). Mas, até o fechamento desta reportagem, não recebeu retorno.

Confira, abaixo, a lista dos municípios contemplados pela emenda anunciada, incluindo o número de votos que elegeram Bruna Furlan como deputada federal, o percentual de eleitores da cidade que votou nela e a atual gestão e partido de cada uma.

Cidade Votos em Bruna Furlan nas Eleições 2018 Porcentagem dos votos da deputada por habitantes Prefeito (a) atual e partido
Barueri 38.847 23,94% Rubens Furlan (PSDB)
Santana de Parnaíba 6.772 11,68% Elvis Cezar (PSDB)
Taboão da Serra 5.454 4,19% Fernando Fernandes Filho (PSDB)
Cotia 4.134 3,79% Rogério Cardoso Franco (PSD)
Itapevi 8.871 9,66% Igor Soares (PTN)
Pirapora do Bom Jesus 854 10,24% Gregorio Rodrigues (PMDB)
São Roque 439 1,22% Cláudio Góes (PSDB)
Mairinque 775 3,35% Alexandre Peixinho (PP)
Águas de Santana Bárbara 134 4,34% Aroldo José Caetano (PRB)
Araçariguama 300 3,12% Lili Aymar (PDT)
Catiguá 18 0,49% Vera Lucia de Azevedo Vallejo (PPS)
Cesário Lange 24 0,30% Ronaldo Pais de Camargo (PSDB)
Itápolis 836 4,68% Edmir Gonçalves (PTC)
Jumirim 250 16,07% Darci Schiavi (PMDB)
Luziânia Não foi computado por ser de Goiás Cristóvão Tormin (PSD)

 

Abaixo, as cidades da região que ficaram de fora da ação da deputada.

Cidade Votos Bruna Furlan nas Eleições 2018 Porcentagem dos votos da deputada por habitantes Prefeito (a) atual e partido
Carapicuíba 5.299 3,01% Marcos Neves (PV)
Osasco 9.450 2,70% Rogério Lins (Podemos)
Jandira 3.449 7,04% Paulo Barufi (PTB)
Ibiúna 2.548 7,13% João Mello (PSD)
Cajamar 1.874 4,92% Danilo Joan (PSD)