Biometria eleitoral não é obrigatória em Barueri este ano

4442

Cidade só deve passar pelo procedimento obrigatório após as eleições municipais do ano que vem

Eleitores de Barueri foram surpreendidos com o noticiário dos últimos dias sobre o fim do prazo para realização da biometria eleitoral. Houve uma corrida à internet, redes sociais e departamentos da Justiça Eleitoral em busca de informações.

De fato, na quinta-feira, 19/12, termina o prazo para alistamento de eleitores em centenas de cidades paulistas, mas Barueri não está entre elas. Na Região Oeste da Grande São Paulo, apenas em Jandira o procedimento é obrigatório este ano.

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada por etapas pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Para realizá-la, os cartórios eleitorais realizam o recadastramento biométrico, quando é feita a coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor.

No caso do estado de São Paulo, a meta é concluir o processo em 479 dos 645 municípios. Além daqueles cujo prazo termina na próxima semana, outros 107 concluíram o processo e estão aguardando homologação.

Dessa forma, em 59 cidades a obrigatoriedade da biometria ficou para depois das eleições de 2020. Entre elas, estão a capital, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Itapevi, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Cotia.

O BnR precisa de você para continuar fazendo um jornalismo independente e comprometido exclusivamente com o interesse dos nossos leitores. Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior.

Seja Apoiador do BnR.

Apesar de não ser obrigatória, por enquanto, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam a biometria antecipadamente. Os cartórios eleitorais estão preparados para isso. A intenção é evitar tumultos de última hora, quando a medida for obrigatória com prazo estipulado. Quem quiser antecipar o procedimento deve agendar pela internet no site http://www.tre-sp.jus.brEm Barueri, 94 mil dos 256 mil eleitores já se cadastraram, o que representa 36% do total.

O eleitor também tem a opção de dirigir-se a um dos seguintes postos do
Poupatemtpo
em todo o Estado: Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, na capital paulista; Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo; e Franca e Sorocaba, no interior.