Barueri terá batalhão de ações especiais da polícia

1070

O Baep é uma tropa de elite formada por policiais que recebem treinamento diferenciado e contínuo e agem em casos de maior gravidade

baep4
Criado em 2014 antes da Copa do Mundo, o Baep de Campinas também tinha como missão enfrentar o terrorismo/Fotos: SSP-SP

Estão sendo finalizadas as ações para a instalação de um Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) em Barueri. Trata-se de uma “tropa de elite”, expressão utilizada pelo governo do Estado, formada por policiais que recebem treinamento diferenciado e contínuo para atuar em casos de maior complexidade, como sequestros, negociações com criminosos, manifestações públicas, crime organizado e tráfico de drogas.

baep1O batalhão será formado por contingentes das unidades da Força Tática da Região. Foram convidados policiais de Itapevi, Jandira, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Embu das Artes e Barueri. Eles terão a opção de aceitar ou não agregar-se à nova unidade. O Barueri na Rede apurou que muitos optaram por permanecer onde estão.

As equipes de Força Tática são responsáveis por realizar o patrulhamento tático ostensivo nas áreas onde o nível de criminalidade é mais elevado. Seus efetivos são treinados para atuar em resgate de reféns, sequestros, execução de mandados prisão e manutenção da ordem pública. Elas continuarão existindo e atuarão em sintonia com o Baep.

As providências para a formação do Baep de Barueri correm a todo vapor e a instalação do batalhão deve ser anunciada a qualquer momento. Já foram realizadas reuniões com a tropa e os comandantes foram definidos, mas seus nomes ainda são mantidos em sigilo. No início, o novo batalhão funcionará nas instalações da Força Tática em Barueri, no Jardim Mutinga.

baep3Os Baeps vêm sendo criados desde 2014 e o de Barueri será é o quinto no Estado e o primeiro da Região Metropolitana. Os outros estão no Vale do Paraíba, em Campinas e na Baixada Santista, além do mais recente, que começou a atuar em julho na zona leste da capital. Sua criação faz parte de um grande plano de reestruturação da Polícia Militar.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os policiais do Baep passam diariamente por treinamentos específicos. As equipes também contam com um armamento diferenciado, com fuzis, submetralhadoras, carabinas e espingardas, e a tropa tem veículos especiais, mais potentes.

[sam_ad id=”20″ codes=”true”]