Barueri recebe 8ª edição da Virada Inclusiva

324

Com programação gratuita, o evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em comemoração ao dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Barueri está entre os municípios que participam da 8ª edição da Virada Inclusiva. O evento tem entrada gratuita e conta com atividades culturais, esportivas e de lazer para pessoas com ou sem deficiência participarem juntas das atrações.

Na programação da Virada Inclusiva no município, a exposição Arte & Vida entra em cartaz na sexta-feira, 1/12, no Ganha Tempo, na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro. A exposição é composta por pinturas em tela produzidas por alunos da oficina de pintura da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), e fica aberta para visitação das 8 às 17 horas.

Também na sexta-feira, 1/12, no prédio da SDPD, que fica na Rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval, haverá uma apresentação musical e aula de ritmos com os alunos da oficina de música às 9 horas, contação de histórias da cultura brasileira às 14 horas e apresentação da peça teatral Um Trio de Dois às 15 horas.

No sábado, 2/12, haverá exposição de artesanato com itens confeccionados por alunos das oficinas culturais da SDPD na Feirarte do Bulevar, das 9 às 17 horas. No Parque Municipal Dom José terá uma confraternização e passeio no local, a partir das 9 horas. E ainda, das 13 às 17 horas, acontecerá o III Festival de Natação Adaptada, com a participação da oficina de esportes da SDPD, na Fieb EEFMT Prof.ª Maria Theodora Pedreira de Freitas, na Av. Andrômeda, 500, Alphaville.

No encerramento do evento, no domingo, 3/12, os alunos de rodas de capoeira de Barueri se apresentam na Capoeira Inclusiva no Teatro Municipal de Jandira, na Rua Elton Silva, 07, Centro de Jandira, das 10 às 13 horas. Já no Parque Municipal Dom José, haverá a apresentação do grupo de percussão Baquetabate, da SDPD, das 10h30 às 11 horas, emendando com o espetáculo de teatro e dança Cantos do Brasil, da oficina de música da SDPD, das 11 às 11h30.

A 8ª Virada Inclusiva é realizada desde 2010 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com órgãos públicos e instituições da sociedade civil de todo estado de São Paulo.