Barueri passa a usar drones para monitoramento

2632

Aparelhos serão utilizados para auxiliar na segurança da cidade

A prefeitura de Barueri investiu nos conhecidos drones, que são veículos aéreos não tripulados, para ajudar na segurança e monitoramento do município. O equipamento será utilizado pela Guarda Civil Municipal, Demutran, Defesa Civil e Guarda Ambiental para apoiar o trabalho de todas as equipes da área de segurança. Os modelos adquiridos atingem a distância de 7 km e uma velocidade que pode chegar a 70 km/h.

Com câmeras que possuem alta resolução que transmitem em tempo real as imagens aéreas para um visor acoplado junto ao controle remoto, cada equipamento possui um estabilizador para a câmera, além de serem guiados também com o apoio de GPS.

Os drones devem ser utilizados sobretudo na vigilância de ações especiais de policiamento, grandes eventos, operações de trânsito, patrulhamento preventivo e também em situações de emergência como alagamentos e inundações.

A variedade de tipos de drones é grande. Alguns modelos lembram réplicas de jatos e os mais comuns possuem duas ou quatro hélices. Questionada quanto à quantidade de drones adquiridos, valores e os locais onde serão utilizados, a prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), não se pronunciou.

O Barueri na Rede checou o preço médio de um equipamento equivalente ao que foi adquirido para a cidade, e o custo pode chegar a R$ 7 mil.