Barueri recebe Circuito Sesc neste fim de semana

140

Atividades gratuitas terão show de música, teatro, literatura, circo, artes plásticas e dança, domingo, no Parque Municipal Dom José

Barueri está entre as cidades que serão palco do Circuito Sesc de Artes. O evento tem uma programação com diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura, tudo apresentado gratuitamente.

Max
Max de Castro, destaque no Circuito Sesc/Foto: Divulgação

As atividades serão domingo (3/4) no Parque Municipal Dom José, das 16 às 21 horas e têm como destaque a apresentação do cantor e compositor Max de Castro, que revisita seu primeiro álbum Samba Raro (2000). Também se apresenta a Cia. do Feijão com o espetáculo teatral Reis da Fumaça, que reúne atores e músicos para dançar e cantar canções da cultura brasileira.

Como atração circense, a Cia. Los Circo Los mescla jogos cômicos, de improvisação e erro, com números de malabares e acrobacias, no espetáculo Circulando. Já as atividades de cinema, artes visuais e literatura chegarão aos espaços públicos de forma pouco convencional.

Inspirado nos traveling shows – antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando todo tipo de atrações artísticas –, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação com cenografia de William Zarella.

 

Programação do Circuito

Música – Max de Castro, cantor e compositor, revisita o primeiro álbum Samba Raro, lançado em 2000, que ganhou uma edição numerada em vinil 180 gramas.  As canções apresentam uma mistura de música eletrônica, soul, samba e bossa nova. O álbum rendeu a ele prêmios como o de artista revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e elogios da crítica especializada, como da revista Time. O show tem Max de Castro na voz e guitarr), Marcelo Maita e Xuxa Levy no piano, Robinho Tavares no baixo, Samuel Fraga na bateria, Sidmar Vieira no trompete, Denilson Martins no saxofone e Nyack  como DJ.

Cia. Los Circo Los2
Espetáculo Circulando/Foto: Divulgação

Circo – A Cia. Los Circo Los traz para o Circuito o espetáculo Circulando com uma apresentação de série de números, jogos cômicos, improvisação e erro. O show também tem malabarismo, equilíbrios e acrobacias individuais e em dupla. A presença de três malas de diferentes tamanhos em cena tem um significado simbólico: pontuam o início, o meio e o fim do espetáculo, além de representarem a trajetória da vida de cada um. Sob a direção de Ésio Magalhães, o espetáculo tem duração de 30 minutos onde Vitor Poltronieri e Marcelo Mamute comandam a diversão.

Reis
Reis de Fumaça se apresentam em Barueri/Foto: Divulgação

Teatro – Em Reis de Fumaça, atores e músicos recriam danças dramáticas populares, trazem depoimentos de personalidades ligadas a essas manifestações, recitam poesias e cantam músicas de diversas origens da cultura brasileira. O espetáculo da Cia. do Feijão aborda temas como a escravidão, a religiosidade, o prazer pagão, as crianças e os trabalhadores. Com direção e dramaturgia de Pedro Pires e Zernesto Pessoa, o elenco é formado por Fernanda Haucke, Fernanda Rapisarda, Flávio Pires, Guto Togniazzolo, Pedro Pires, Vera Lamy e Zernesto Pessoa.

Literatura – Com o Palavra + Imagem e Rodas de Leitura, um acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Uberlando Ferreira e Juscimara Onorato. No Botica de Histórias, com direção e concepção de As Rutes, duas artistas oferecem ao público um tabuleiro com frascos de várias cores e tamanhos com histórias “remediadoras”. Ao final do encontro, os participantes recebem um palito médico, daqueles de observar a garganta, em que estará gravado um ditado popular – tal e qual um santo remédio. O elenco é formado por Cristiana Ceschi, Cristiano Meirelles e Sarah Elisa.

show Puntear
Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros/Foto: Divulgação

Dança – O show Puntear, da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros e direção de Alex Ratton Sanchez, traz aos palcos, por meio da improvisação na dança e na música, uma performance de leitura corporal e sensorial do lugar onde se apresenta, valendo-se da arquitetura, sons e dinâmicas locais. A ideia é diluir o foco e chamar a atenção do público para diferentes ângulos do espaço. Puntear é apresentado por Alex Ratton Sanchez, Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Laila Padovan e Larissa Salgado.

Artes visuais – Com o Ateliê Aberto de Pintura de Letras, com Felipe Grimaldi, Bruna Menezes e Thiago Toledo, a oficina pretende estimular o desenho e pintura de letras à mão, criando composições próprias de cada participante.

Cinema – O Cine Magia exibe curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes

Quando: Domingo, 3/4, das 16h às 21h

Onde: Parque Municipal Dom José – Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto