Barueri cai seis posições no ranking de cidades inteligentes e conectadas

1144

Em 2018, cidade ocupa a 19ª colocação no país e é a primeira no quesito economia 

Barueri ocupa a 19º posição no ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do País, o Connected Smart Cities 2018. No estudo que aponta as cidades com maior potencial de desenvolvimento, Barueri apesar de estar em 1º lugar na categoria ‘economia’, caiu seis posições de 2017 para 2018 no ranking geral de cidades inteligentes da Urban Systems, passando do 13º para o 19º lugar.

Em 2016, a cidade chegou a ser inserida como a melhor cidade não capital do ranking nacional. Hoje, dentro do estado de São Paulo, foram apontadas com as melhores colocações as cidades de Campinas, em 4º lugar, e Santos, na 9º colocação.

O Ranking Connected Smart Cities é divulgado anualmente pela Urban Systems em parceria com a Sator, e aponta as cidades brasileiras mais ‘inteligentes e conectadas’. A empresa analisou 700 municípios brasileiros em relação ao uso de tecnologia e serviços públicos, levando em conta 70 indicadores. Ao todo, o estudo desenvolveu outros 11 ranking por setores: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança. Na lista, Barueri lidera o ranking de Economia, está em 11º no de Governança (era líder no ano passado) e ocupa a 26º colocação em Tecnologia.

A cidade foi bicampeã no item Economia. Em 2017, ano em que a cidade também venceu nesse quesito, Barueri atingiu 6,798 pontos. E, em 2018, é o único item em que aparece entre as dez primeiras colocadas.

“Barueri se mantém na primeira posição no recorte de Economia do Ranking Connected Smart Cities. A cidade é polo de emprego na Região Metropolitana de São Paulo, a mais rica do país, com a relação de 1,5 empregos por habitante em idade economicamente ativa. Barueri também tem 94,8% dos empregos em setores produtivos, ou seja, fora da administração pública, sendo 55% de suas receitas não oriundas de repasses. Neste último período pós crise econômica, a cidade de Barueri já registra alta de 1% no número de empregos ante um Brasil com capitais ainda registrando queda no número de empregos”, registra o relatório detalhado divulgado pela organização do evento, Urban Systems.

Além de Barueri, outras duas cidades da região estão na lista. Jandira é a 13ª na lista de Segurança e Cotia é a 24ª no ranking de Urbanismo.