Ação de conscientização contra a dengue na CPTM

105

Na estação Jardim Silveira, nesta quinta e sexta, técnicos de combate à dengue orientam usuários sobre cuidados com a doença

A Vigilância em Saúde de Barueri realiza nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25/11, na estação Jardim Silveira da CPTM, ação para conscientização e fortalecimentos dos cuidados contra dengue. Em ambos os dias uma equipe de técnicos da combate à doença estarão no local, entre 9h30 e 15h30, distribuindo aos usuários da ferrovia material explicativo sobre como enfrentar o mosquito Aedes Aegypti.

As ações pretendem reforçar nos moradores do município os cuidados contra a doença, principalmente nesta temporada de chuvas e altas temperaturas – período mais favorável à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Apenas em 2016 foram constatados 26 casos de dengue em Barueri, sendo oito contraídos no município e 19 vindos de fora.

A iniciativa faz parte da participação do município na Semana Estadual de Combate às Arboviroses, idealizada pela Secretaria Estadual da Saúde, iniciada na segunda-feira, 21/11, e que segue até sexta-feira, 25/11. Segunda e terça-feira, 21 e 22/11, a ação foi feita na estação Barueri da CPTM.

Entre as ações propostas pela campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti” para serem realizadas neste período estão a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Somente no “Dia D” de combate aos focos do mosquito, realizado no último sábado, 19/11, 25.512 agentes municipais de 360 cidades paulistas estiveram envolvidos no trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor das arboviroses. Cada profissional, inclusive, irá receber do governo do Estado, via prefeituras, uma remuneração extra no valor de R$ 120,00.

[sam_ad id=”18″ codes=”true”]