Abril: um mês de tensões na segurança, saúde e política de Barueri

406

RETROSPECTIVA BARUERI NA REDE – ABRIL 2016

Dia 2 – Jovem de 19 anos foi assassinada por dois motoqueiros quando estava diante de casa com o namorado, no Parque Viana. O crime, que teve características de execução. Segundos os amigos da vítima, ela vinha sofrendo uma série de ameaças desde o fim do ano anterior. Leia mais.

sergio-freitas

Dia 4 – O empresário Sérgio Freitas, de 58 anos e diretor da empresa de transportes urbanos Benfica Barueri – que atua em Itapevi, Jandira e Barueri – é encontrado morto no escritório da empresa. Diretor operacional da companhia, Sérgio lutava há anos contra a depressão. O corpo dele foi encontrado pela manhã com um ferimento de bala na cabeça e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Osasco. A polícia considerou suicídio como a principal probabilidade da causa da morte. Leia a matéria completa.

camaraDia 6 – Uma ação popular pediu a anulação de sessão onde foram aprovados os planos de carreira do funcionalismo público de Barueri. A ação alegava que a convocação emergencial violou a Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara. A juíza da Vara da Fazenda Pública de Barueri, Graciella Lorenzo Salzman, deu prazo de 72 horas para que o presidente da câmara, Sebastião Carlos do Nascimento, o Carlinhos do Açougue (DEM), prestasse esclarecimentos. Clique e leia mais.

funcionalismoDia 9 – O funcionalismo público de Barueri articulou um movimento unificado para lutar por suas reivindicações e impedir a entrada em vigor dos planos de carreira propostos pela administração municipal e aprovados pela câmara. Em reunião, líderes de diversas categorias criaram uma comissão central de representantes e estabeleceram estratégias e ações. Matéria completa aqui.

Dia 10 – Uma viatura da Força Tática abordou um homem em atitude suspeita na rua Hortolândia, e encontrou com ele 500 cápsulas de cocaína que, juntas, somavam um quilo da droga. O homem foi preso por tráfico de drogas e levado do 1º Distrito Policial, no Jardim Audir. A polícia não divulgou detalhes sobre ele. Leia mais aqui.

bulevarDia 10 – O Bulevar central passou uma semana no escuro. O trecho que vai da esquina da rua Campos Sales até a altura da igreja católica permaneceu apagado durante vários dias. Dali para a frente, as lâmpadas estavam acesas. A prefeitura negou e afirmou, em nota, que o paisagismo do local causa essa impressão. Matéria completa.

funcionalismo-jandiraDia 11 – Os servidores públicos de Jandira iniciaram paralisação em reivindicação por reajuste salarial. O prefeito do município, Geraldo Teotônio da Silva, o Gê, declarou que greve era oportunismo do sindicato. As manifestações saíram do ginásio de esportes pelas ruas do centro e caminharam até diante do gabinete. Havia muitas mulheres (principalmente professoras) e algumas levaram crianças. Leia mais.

bingo-300x225Dia 13 – Durante a madrugada, a Polícia Militar flagrou um bingo de luxo funcionando no Alphaville. A PM recebeu queixa de assalto mas, quando chegou ao local, encontrou uma casa de jogos luxuosa com 12 máquinas de apostas. Foram detidas cerca de 40 pessoas, que prestaram depoimento e foram liberadas. Leia a matéria completa.

vacina-h1n1Dia 13 – A vacinação contra o vírus H1N1 foi interrompida antes do prazo em parte das UBSs de Barueri. Dependendo do repasse da Secretaria Estadual da Saúde, a prefeitura distribuiu os lotes recebidos, mas como houve insuficiência de doses da vacina, a população ficou apreensiva sobre a retomada da imunização. Leia mais aqui.

fumacaDia 14 – Uma névoa branca chamou a atenção de moradores de bairros da cidade e foi percebida da Castelo a Parnaíba e deixou moradores da região apreensivos. Tratava-se de um incêndio em um terreno do Jardim Califórnia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o mato alto na área facilitou a propagação das chamas, que chegaram a ameaçar algumas residências. Os bairros mais afetados foram Jardim Reginalice, Jardim Paraíso, Cruz Preta e Engenho Novo. Mais detalhes.

Dia 20 – Após se reunir com com 18 vereadores para definir quem seria o candidato a prefeito de seu grupo, Furlan admite publicamente, a possibilidade de não poder disputar as eleições de outubro e tenta acordo com vereadores. A revelação ocorreu em reunião realizada na Câmara Municipal, onde Rubens Furlan procurou demonstrar que o melhor caminho para todos seria um grande pacto em torno de seu nome. Leia a matéria completa.

fila-cartorioDia 25 – Cerca de uma semana antes do fim do prazo para cadastramento e transferência do título de eleitor, os cartórios de Barueri tinham longas filas e o atendimento chegou a levar dez horas. Muitas pessoas que procuraram os cartórios queriam fazer o cadastramento biométrico. Por causa do movimento, a Justiça Eleitoral determinou que todos os cartórios do Estado fizessem plantões no fim de semana dos dias 23 e 24 de abril. Mais detalhes.

Dia 29 – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) fazia as últimas preparações para o novo posto de atendimento ao lado do Ganha Tempo. Com a inauguração, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) deixou as instalações onde estava, ao lado da Delegacia de Polícia, na Boa Vista e, no novo local passou a oferecer todos os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos, incluindo vistoria e emplacamento. Leia mais.

Leia tudo o que aconteceu em abril aqui.